PALESTRANTES




  • Abraham Benzaquen Sicsú
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1976) , especialização em Garantia de Controle de Qualidade pelo Instituto Brasileiro da Administração da Qualidade (1977) , mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1985) . Atualmente é PESQUISADOR TITULAR do Fundação Joaquim Nabuco e PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Energia, Mudancas Tecnologicas, Planejamento.

  • Antonio Cezar Bornia
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (85), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (88) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (95). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Presidente da Associação Brasileira de Custos, editor da Revista Produção Online, avaliador das revistas Contabilidade Vista & Revista, Gestão e Produção (UFSCar) e RAE. Revista de Administração de Empresas . Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Análise de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, abc, desperdícios, método da uep e congresso de custos.

  • Vanderli Fava de Oliveira
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1979), Mestrado (1993) e Doutorado (2000) em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ, Pós-Doutor (2009) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é Professor Associado II da UFJF, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Representante do Conselho de Graduação no Conselho Superior da UFJF, Membro designado (portaria 747/2009-MEC) da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP), Avaliador de Cursos do Sistema ARCU-SUR (Sistema de Credenciamento Regional de Cursos de Graduação dos Estados Partes do MERCOSUL e Estados Associados). Membro da Comissão de Engenharia de Produção do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE 2005 e 2008 - INEP/MEC. Membro da Equipe Técnica do Programa Regional de Educación para el Desarrollo de Capacidades en Innovación Tecnológica y Emprendedorismo en Carreras de Ingeniería (PRECITyE) - Argentina, Brasil, Chile e Uruguai - financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Membro da Comissão de Especialistas em Engenharia de Produção do CONFEA/MEC, Coordenador do Grupo de Trabalho de Graduação da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE. Coordenador das Sessões Dirigidas do ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e do COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) desde 2007. Membro do Comitê Cientifico dos periódicos: Revista de Educação em Engenharia (0101-5001) - Produto & Produção (1516-3660) - Graf & Tec (1413-6481), - Revista Educação Gráfica - Revista GEPROS (1809-614X) - Revista Eletrônica Produção & Engenharia. Foi Presidente da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora - APES-JF (1986-1988), Secretário da Associalção Nacional de Docentes do Ensino Superior - ANDES (1988-1989), Presidente da Associação Brasileira de Expressão Gráfica ABEG (2000-2003), Diretor da ABEPRO (2005-2007), Presidente do Forum Mineiro de Engenharia de Produção FMEPRO (2005-2009), Avaliador de Cursos de Engenharia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC (2002-2009), Multiplicador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES (2007). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Educação em Engenharia e Gestão Estratégica da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Engenharia, Gestão e Avaliação de Sistemas Educacionais e Estratégia Organizacional.